top of page
Foto do escritorGuilherme Cândido

Festival do Rio 2024 | Encerramento


Saudações, leitores!


Foi uma edição marcante de Festival do Rio, a primeira com o Tomada 7 devidamente credenciado. Além disso, o fato de ter prestigiado a repescagem trouxe a curiosa sensação de ter assistido ao melhor filme justamente por último, encerrando uma maratona que passou por 25 países diferentes, com 37 longas-metragens e 2 curtas.


Aproveito para agradecer à organização do Festival do Rio pelo reconhecimento de um trabalho que realizo desde 2017 e o faço com muita alegria. Obrigado aos voluntários, sempre gentis, e pelas interações em minhas redes sociais. Espero ter correspondido à confiança depositada em mim e que eu possa cobrir muitas outras edições com o mesmo fôlego, a mesma energia e, claro, a mesma saúde, sem os quais não conseguiria ter a performance da qual tanto me orgulho. Afinal, foi extremamente gratificante ter escrito sobre cada um dos longas assistidos, sem ter atrasado um dia sequer (incluindo as postagens nas redes sociais, sempre desafiadoras!).


Gostaria também de parabenizá-los por melhorias importantes e há muito tempo solicitadas, como em todo o processo pré-festival (pontualidade, diálogo, oferta de ingressos e o eficaz canal de atendimento exclusivo). Foi, certamente, a edição mais organizada da qual participei. A curadoria, embora levemente menos impactante do que a de 2023, trouxe boas supresas, especialmente em relação ao número de grandes produções assistidas.


Como não poderia deixar de ser, o Festival do Rio é também um grande encontro, não apenas com amigos e colegas de profissão, mas também com ídolos. Falando nisso, tive o privilégio de conhecer e bater um papo com Luiz Carlos Merten, um gigante da Crítica de Cinema que me inspirou a seguir a profissão e ainda forneceu uma forte base para os meus estudos durante a faculdade. Como mediou três debates nas sessões que compareci, não resisti à possibilidade de levar um livro seu (um verdadeiro manual da História do Cinema) para receber uma dedicatória. E fui gentilmente atendido! As fotos desse encontro mágico estão lá no meu Instagram (@guikhandido), aproveite para seguir e sinta-se à vontade para mandar uma mensagem!


Dito isso, vamos para o ranking com todos os longas-metragens vistos (é possível acessar as respectivas críticas clicando sobre cada título):



Obrigado a todos que acompanharam e até o próximo Festival do Rio!

留言


bottom of page
google.com, pub-9093057257140216, DIRECT, f08c47fec0942fa0