26º Festival do Rio começa na quinta, com o Tomada 7 credenciado!
Saudações, leitores!
A 26ª Edição do Festival do Rio vai começar! A maior mostra cinematográfica da América Latina e principal vitrine do Cinema Brasileiro acontecerá entre os dias 3 e 13 de Outubro trazendo, como sempre, os destaques dos maiores festivais ao redor do mundo.
Entre os longas mais aguardados estão “O Quarto ao Lado”, primeiro filme em língua inglesa do mestre Pedro Almodóvar e vencedor do Leão de Ouro em Veneza, “Parthenope”, do veterano Paolo Sorrentino (figurinha carimbada na história do festival), “Bird”, da aclamada cineasta Andrea Arnold e “A Verdadeira Dor”, estreia de Jesse Eisenberg na direção e com Kieran Culkin (da série Succession) despontando como forte competidor na temporada de premiações.
Falando em premiações, o Festival do Rio manterá a tradição de exibir vários dos postulantes ao Oscar de Melhor Filme Internacional. Ao todo são 15 produções nomeadas como representantes de seus respectivos países para buscarem uma das cinco vagas. Grandes vencedores da categoria como Argentina e Alemanha estão na lista, com “Matem o Jóquei!” e “The Seed of the Sacred Fig”, respectivamente, mas também há espaço para países como Marrocos, Nepal, Romênia, Noruega, Camboja, Grécia e França, por exemplo.
O representante francês, inclusive, também será o filme de abertura. "Emilia Pérez", do cineasta Jacques Audiard, recebeu dois prêmios em Cannes e será exibido na gala do dia 3, abrindo os trabalhos às 19:30 no Cine Odeon, habitual lar do evento. A novidade dessa edição é que o longa-metragem também circulará, proporcionando novas oportunidades para assistí-lo.
Já o encerramento oferecerá uma única chance para o público conferir antecipadamente “Conclave”, novo projeto do diretor alemão Edward Berger (do recente “Nada de Novo no Front”) e promessa de favoritismo em várias categorias do próximo Oscar, incluindo Melhor Ator para Ralph Fiennes (“O Jardineiro Fiel”), fechando a programação internacional no dia 12 de Outubro às 21:45. Um pouco antes, às 19:30, “O Maníaco do Parque” terá sua sessão de gala para concluir a mostra nacional do Festival, levando ao público carioca a história do famoso serial killer brasileiro, vivido nas telas pelo cearense Silvero Pereira.
Por falar em mostra nacional, a Première Brasil jogará luz sobre a rica, diversa e excepcional cinematografia brasileira, exaltando o trabalho e a resiliência de profissionais que ajudam a manter o Brasil como uma das mais prestigiadas escolas de Cinema do mundo. Ao todo, são 31 obras inéditas espalhadas entre mostras competitivas e especiais.
Entre os candidatos ao Troféu Redentor, destacam-se “Baby”, de Marcelo Caetano (exibido na Semana da Crítica em Cannes e indicado à Palma Queer), “Enterre Seus Mortos”, novo longa de Marco Dutra (premiado no Festival do Rio 2017 por “As Boas Maneiras") e “Os Enforcados”, mais recente longa-metragem de Fernando Coimbra, diretor de “O Lobo Atrás da Porta”, grande vencedor do Festival do Rio 2013).
Em mais uma homenagem ao nosso Cinema, a 26ª Edição do Festival do Rio dá continuidade à parceria iniciada em 2023 com a Cinemateca Brasileira, trazendo clássicos como “Opinião Pública” (1967), de Arnaldo Jabor, “Eles Não Usam Black-Tie” (1981), de Leon Hirszman e “O Que é Isso Companheiro?” (1997), de Bruno Barreto.
E é claro que o Tomada 7 não ficará de fora, marcando presença em todos os dez dias de maratona cinéfila, com críticas publicadas diariamente no site e postagens especiais no Instagram, então fique ligado para não perder nenhuma novidade!
Informações sobre datas e horários das sessões, assim como os cinemas participantes e demais filmes, você encontra no site oficial do evento (clique aqui).
O Festival do Rio conta pelo terceiro ano consecutivo com a apresentação e patrocínio master do Ministério da Cultura e da Shell Brasil através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e com o apoio especial da Prefeitura do Rio, por meio da RioFilme, órgão que integra a Secretaria Municipal de Cultura, e apoio institucional da FIRJAN.
Comentarios